domingo, 17 de maio de 2009

Atividades lúdicas!!!


Como término da disciplina cada grupo desenvolveu uma atividade prática que foi aplicada no Parque Atrhur Thomas-Londrina-PR
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Vídeo feito durante a visita ao parque:

http://www.youtube.com/watch?v=PMRr5hFLqxY
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Atividade 1-Trilha: Jodo do meio ambiente

Maria Eleni Curti


Rosa Yano

1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

- Noções sobre meio ambiente;

- Educar sobre a proteção do meio ambiente;

- Discutir e trocar idéias com os colegas sobre o tema Meio Ambiente.

2. OBJETIVO:

- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo;
- Elaborar conceitos sobre o tema;
- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas;
Relacionar conteúdos/competências que possam ser trabalhadas com este jogo.

- Explorar diversos recursos interativos, refletir sobre o seu uso educacional.

3. PÚBLICO ALVO:

Estudantes de ensino fundamental

4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE – COMO JOGAR:

- O jogo pode ser realizado em grupos de cinco a seis pessoas;

- Jogar o dado;

- Avançar o número de casas de acordo com o dado;

- Se parar em uma casa vermelha deverá fazer alguma tarefa para melhorar o meio ambiente. Elas podem adiantar ou atrasar no jogo.

- Ganha quem chegar ao final primeiro.

5. RECURSOS DIDÁTICOS:

Cartolina, Colorset, cola, papel sulfite, tesoura.

6. HABILIDADES TRABALHADAS:

· Entender e ampliar fundamentos e conceitos;

· Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;

· Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;

· Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;

· Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;

· Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.

· Companheirismo, respeito e ajuda mútua.

7. RESULTADOS ESPERADOS.

Ao final do trabalho espera-se que os alunos compreendam o conceito ambiental e a conseqüente queda na qualidade de vida, implicações decorrentes da adoção de diferentes concepções de meio ambiente, A formação da consciência na ação-reflexão dos atores sociais que, através das suas práticas e em interação com seus semelhantes, transformam a natureza pelo trabalho e são transformados por ele, assim fazendo a história de forma participativa, consciente.


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Atividade 2-Oficina de materiais com sucata
Por: Vanilda Lopes e Ana Pinheiro
Objetivo: trabalho com sucata
Público alvo: todos
Vanilda Lopes e sua criatividade!!!!
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Atividade 3-Descobrindo as palavras
Por: Alessandra Belini
Objetivos: Descobrir a palavra escondida de acordo com as dicas.



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Atividade 4-Atividade com folhas
Por:

ELIANA SARTORI DA SILVA

QUEILA M. LAUTENSCHLAGER SPOLADORE


Tema: Ecossistemas Brasileiros

Público: 5ª série do ensino fundamental.

RECONHECENDO SUA FOLHA

a) Empatia

b) Aproximadamente 25 minutos

c) De observação ativa

d) Qualquer lugar e horário.

e) 7 anos em diante.

f) Folhas de árvores ou plantas menores.

Apresentação

Todos os elementos existentes no meio ambiente são importantes e merecedores de respeito. Cada um deles possui uma função dentro do sistema e é de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio.

Cada folha tem características e funções próprias, embora seja semelhante às outras existentes na árvore e que seu conjunto constitua um único ser.

Objetivos

Demonstrar a singularidade dos elementos da natureza

Realçar a importância de todos os elementos componentes do ambiente.

Procedimentos

1. Dispostos em círculo, cada participante do grupo recebe e analisa os detalhes de uma folha.

2. Após 3 minutos aproximadamente, apresenta sua folha para o companheiro da direita e vice-versa.

3. Terminadas as apresentações, as folhas são reunidas no centro do grupo.

4. Cada participante deve localizar a folha recebida no início da atividade.

Conclusão

Com esta atividade os alunos reconheceram que assim como na região em que moram existem diversos tipos de árvores, no Brasil existe também grande variedade de ecossistemas.

Também podemos verificar que a vegetação atual do Brasil não é a mesma vegetação de anos atrás (vegetação original).

Conceitos:

1) Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados. A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.

2) Biosfera: Chama-se biosfera a região de nosso planeta onde habitam todos os seres vivos. Nela, a vida é permanentemente possível. Essa parte da Terra é o espaço que vai desde a altitude de 6.200 metros até profundidades de cerca de 10.100 metros. Isso inclui todos os ambientes onde existe vida: o terrestre, o de água salgada e o de água doce.


3) Ecossistemas:Uma parte da biosfera que pode ser estudada de modo isolado recebe o nome de ecossistema. São exemplos de ecossistemas uma floresta, um lago ou um pântano tomado em sua totalidade. Ou seja, o ecossistema é um conjunto que compreende os seres vivos, o meio ambiente onde vivem e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

ECOSSITEMAS BRASILEIROS.

O Brasil tem pelo menos nove tipos de vegetação que caracterizam os ecossistemas mostrados no mapa abaixo, de acordo com sua localização territorial.

São eles:



A Amazônia

A Floresta Amazônica ocupa a Região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional. É a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Esta possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas e ocorrem na por quase toda a Amazônia central. Os campos de Roraima ocorrem sobre solos pobres no extremo setentrional da bacia do Rio Branco.

O Semi-árido (Caatinga)

A área nuclear do Semi-Árido compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais, ocupando cerca de 11% do território nacional. Seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do Semi-árido, a Caatinga. As áreas mais elevadas sujeitas a secas menos intensas, localizadas mais próximas do litoral, são chamadas de Agreste. A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como Meio-norte ou Zona dos cocais. Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo.

O Cerrado

O Cerrado ocupa a região do Planalto Central brasileiro. A área nuclear contínua do Cerrado corresponde a cerca de 22% do território nacional, sendo que há grandes manchas desta fisionomia na Amazônia e algumas menores na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu clima é particularmente marcante, apresentando duas estações bem definidas. O Cerrado apresenta fisionomias variadas, indo desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa a cerradão, uma formação arbórea densa. Esta região é permeada por matas ciliares e veredas, que acompanham os cursos d'água.

A Mata Atlântica

A Mata Atlântica, incluindo as florestas estacionais semideciduais, originalmente foi a floresta com a maior extensão latitudinal do planeta, indo de cerca de 6 a 32oS. Esta já cobriu cerca de 11% do território nacional. Hoje, porém a Mata Atlântica possui apenas 4% da cobertura original. A variabilidade climática ao longo de sua distribuição é grande, indo desde climas temperados superúmidos no extremo sul a tropical úmido e semi-árido no nordeste. O relevo acidentado da zona costeira adiciona ainda mais variabilidade a este ecossistema. Nos vales geralmente as árvores se desenvolvem muito, formando uma floresta densa. Nas encostas esta floresta é menos densa, devido à freqüente queda de árvores. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres. No extremo sul a Mata Atlântica gradualmente se mescla com a floresta de Araucárias.

O Pantanal Mato-Grossense

O Pantanal mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta e que ocupa 1,8% do território nacional. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, cobertos de diferentes fisionomias devido a variedade de micro relevos e regimes de inundação. Como área transicional entre Cerrado e Amazônia, o Pantanal ostenta um mosaico de ecossistemas terrestres com afinidades, sobretudo com o Cerrado.

Outras Formações

Os Campos do Sul (Pampas)

No clima temperado do extremo sul do país desenvolvem-se os campos do sul ou pampas, que já representaram 2,4% da cobertura vegetal do país. Os terrenos planos das planícies e planaltos gaúchos e as coxilhas, de relevo suave-ondulado, são colonizados por espécies pioneiras campestres que formam uma vegetação tipo savana abertos. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramíneo-lenhosa.

A Mata de Araucárias (Região dos Pinheirais)

No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná, Araucária angustifólia, que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. As florestas variam em densidade arbórea e altura da vegetação e podem ser classificados de acordo com aspectos de solo, como aluviais, ao longo dos rios, submontanas, que já inexistem, e montanas, que dominavam a paisagem. A vegetação aberta dos campos gramíneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econômico a Mata de Araucária vêm sofrendo forte pressão de desmatamento.

Ecossistemas costeiros e insulares

Os ecossistemas costeiros geralmente estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas, que pode ocorrer desde a forma rastejante até a forma arbórea. Os manguezais e os campos salinos de origem fluvio-marinha desenvolvem-se sobre solos salinos. No terreno plano arenoso ou lamacento da Plataforma Continental desenvolvem-se os ecossistemas bênticos. Na zona das marés destacam-se as praias e os rochedos, estes colonizados por algas. As ilhas e os recifes constituem-se acidentes geográficos marcantes da paisagem superficial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/.Acessado em 13 de maio de 2009.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acessado em 14 de maio de 2009.

ALMEIDA, Lucia Marina; Rigolin Tércio Barbosa, Geografia, série Novo Ensino Médio, 2 ed. 2005, Ed.Ática, São Paulo.

Universidade Livre do Meio Ambiente. Curso Atividades Ecológicas. Curitiba, Paraná.



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Atividade 5- Mímica


IMAGEM E AÇÃO ECOLÓGICO

Por: Carla Machado e Marcela Pereira

Regras do jogo

Número de participantes: indeterminado. Os participantes serão divididos em grupos.

Faixa etária: a partir da 5 série

Elementos do jogo: fichas confeccionadas em papel cartão ou cartolina nas cores verde com frases positivas para ser representadas ou fichas vermelhas com ações negativas – as frases deverão ter cunho ecológico para atingir os objetivos do jogo.

Objetivos: Trazer frases ecológicas para serem representadas através de mímica ou desenho; mostrar através do lúdico aos alunos que nossas ações podem ser positivas ou negativas ao meio ambiente.

Instruções: Dividir os participantes em grupos. Não há limite de participantes por grupo, porém é mais interessante quando há menos grupos. Um jogador de uma das equipes é escolhido para ser o primeiro. Todos da equipe devem participar. As cartas são embaralhadas e abertas em leque. O jogador escolhido retira uma carta, porém sem olhar. Os colegas de equipe verão se a carta é vermelha ou verde e saberão se é uma ação negativa ou uma positiva. Somente este participante e um membro da outra equipe ou o professor que estará monitorando a atividade poderão ler o que está escrito. O participante então terá um minuto para atuar em frente à sua equipe, usando somente de gestos. Sons não são permitidos. Marcará ponto a equipe que conseguir acertar a frase no tempo estipulado. Ganha a equipe que fizer maior número de pontos.

Variação: com participantes menores, ao invés da mímica, pode-se usar somente desenho em papel ou no quadro.

Sugestão de frases:

1. vou para o supermercado e levo minha sacola ecológica

2. planto uma árvore na mata ciliar

3. separo o lixo para reciclagem

4. vou de bicicleta para o trabalho

5. não jogo óleo usado na pia da cozinha

6. com a água da máquina de lavar, lavo o quintal

7. papel usado vira rascunho

8. eu uso pilha recarregável

9. escovo os dentes com a torneira aberta

10. “varro” a calçada com a mangueira

11. jogo lixo nas calçadas

12. escovo os dentes com a torneira fechada

13. jogo lixo pela janela do carro

14. recolho o cocô do meu cachorro

15. não recolho o cocô do meu cachorro

16. não reciclo

17. jogo óleo usado na pia da cozinha

18. queimo folhas e lixo recolhidos no quintal ou jardim

19. levo minhas lâmpadas fluorescentes para a reciclagem

20. jogo minhas lâmpadas fluorescentes no lixo

21. tomo banho com duração de mais de 10 minutos

22. não tomo banho com duração de mais de 10 minutos

23. coloco em um saco as folhas e lixo recolhidos no quintal ou jardim


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Atividade 6-
Trilha no parque

Por: Marcelo Souza e Vilma Cazangi


CONTAR HISTÓRIAS

1- Público-Alvo: crianças e adolescentes.

2- Objetivos:

- desenvolver a participação grupal;

- adquirir hábitos de relações interpessoais;

- desinibir e desbloquear;

- desenvolver a comunicação verbal.

3- Material: não é necessário.

4- Desenvolvimento da atividade:

- todos os participantes estão sentados em forma circular;

- o animador convida um dos participantes para que comece contando uma história inventada na hora, dando somente a primeira frase;

- continuando, cada participante deve acrescentar uma frase;

- cabe ao animador incentivar os participantes para que a história tenha continuidade, como se fosse uma mesma pessoa que contasse a história.


RESPONDENDO COM PERGUNTA.

1. Público-alvo: todos

2. Objetivos:

- desenvolver a participação grupal;

- adquirir hábitos de relações interpessoais;

- desinibir e desbloquear;

- desenvolver a comunicação verbal.

3. Material: não é necessário

4- Desenvolvimento da atividade:

- todos os participantes estão sentados em forma circular;

- o animador convida um dos participantes para que comece fazendo uma pergunta inventada na hora;

- continuando, cada participante deve responder com outra pergunta;

- a temática pode ser livre ou com abrangência específica.

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Atividade 7- Teatro de fantoches

Por: Donizetti da Silva e Manoel Gouveia

Apesar da imagem tremida o vídeo por ser visto no endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=DF2eMn7QsCw

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Atividade 8: Trilha no papel

Objetivos: Percorrer um trajeto com uma dada temática e ir aprendendo conceitos, ações...

Público -Alvo: variado (depende dos conceitos abordados)

Passo-a-passo:

Traça-se no papel ou no chão uma linha aleatória que pode ser subdividida em grandes partes; numera-se, ou coloca-se letras em cada parte; cada parte deve possuir uma informação ilustrativa e escrita sobre o tema a ser trabalhado (perguntas, charadas, tarefas...). O jogador avança as casas à medida em que um dado é jogado, devendo-se atentar para as tarefas pedidas. Ganha quem chegar primeiro no final da trilha.

Exemplo:




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Atividade 9: Mapa da mina


Objetivos: Percorrer uma área a fim de chegar ao tesouro. No trajeto os mais variados conceitos podem ser abordados.


Público-alvo: a partir de 8 anos, ms pode-se elaborar uma versão mais simplificada ou em que o professor vá lendo as dicas e então fazer a atividade com ciranças mais novas.


Passo-a-passo:
Esta atividade é parecida com o “caça ao tesouro”. Temos um mapa da área que desejamos estudar, em forma de cartograma, bem colorido e com os pontos de referência. As informações que desejamos passar devem estar em fichas. Cada parte do mapa é estudada pelo educador a fim de que não hajam dúvidas para os alunos no momento da atividade. Como tratam-se de crianças pequenas, as orientações devem ser dadas em “passos”, com grande ênfase para os pontos de referência e sua importância, suprimindo o uso de bússolas e outros instrumentos que podem ser utilizados com crianças maiores. [1] Esta atividade foi originalmente elaborada pelo professor Antonio César Leal e desenvolvida no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas-SP
O tesouro pode ser algo relacionado com a temática adotada. Exemplo: se o trabalho for relacionado à temática “água”, os pontos de referência na escola podem ser bebedouro, caixa d’água, etc; a distância entre cada ponto deve ser dada em “passos” (cinco passos à esquerda, quatro passos a frente...), e cada ficha encontrada deve conter informações relevantes ( qual a importância da água para os seres vivos, quais os estados físicos da água...); um cartograma deve ser elaborado a fim de orientar as crianças; neste caso, o tesouro pode ser um livro ou gibi sobre a água.


Exemplo: Mapa da mina para o Parque Arthur Thomas
1) Coloque no mapa-imagem pontos a serem percorridos ou o trajeto em destaque e elabore perguntas ou dê informações.


2) Elabore fichas com as informações;
3) O grupo ou grupos (depende do número de pessoas) que chegar primeiro ao local final ganhará o prêmio;
4) Dependendo do público alvo a atividade pode sofrer variações, podendo utilizar bússolas, trena, gps...
*Fichas:

Ponto 1: saída- auditório de Educação Ambiental:
O próximo ponto está no final desta rua indo em direção ao lago. Localize no mapa o ponto correto. Vamos apostar uma corrida até lá?!

Ponto 2: Deste ponto podemos observar o lago. Este lago é natural ou antropizado (feito pelo homem)?Ganha a dica seguinte quem souber o nome do rio que forma o lago.
Dica: Siga à direita até a ponte que possui uma placa constatando o nome do córrego.

Ponto 3: Se olharmos á esquerda encontraremos uma barragem do outro lado mais adiante ?O que existe? Alguém sabe? Vamos seguir a trilha e descobrir o que existe?
*Na cachoeira: Vamos ver quem faz a melhor foto (ou desenho)?Quem fizer ganha a próxima dica.
Dica: Volte ao ponto 3 e perpasse a ponte. No final dela teremos a dica.

Ponto 4: Se andarmos mais ou menos 400 metros ás margens do lago veremos alguns animais. Quais são eles? E se olharmos à esquerda? E a diereita? Qual vegetação fica em evidência?
Agora vamos voltar ao ponto 2.

Ponto 2:
Se subirmos a rua até o estacionamento encontraremos os números “1957” . Dentro dele existe algo que vocês deverão cuidar com carinho.

Ponto 14: Jeep contendo mudas de ipês amarelos.
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Atividade 10:

FOTOS DA MAQUETE AMBIENTAL DO INSTITUTO EMATER

NA FAZENDINHA VIA RURAL – EXPOINGÁ - 2009
Por:

CLAUDOMIR ANTONIO DA SILVA


A maquete trabalha a história do Zé e a história do João. A história do Zé evidencia o não envolvimento do mesmo com o rural e, conseqüentemente o êxodo rural e a miséria. A história do João evidencia o envolvimento do mesmo com o rural, com a terra, com o trabalho, com a agricultura familiar, com a inclusão social, com a prosperidade e com a fixação do homem no campo.

Claudomir visitando a maquete

Foto da maquete

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Um comentário:

  1. POXA QUE LEGAL ADOREI AS SUGESTÕES, VOU ADAPTAR AS MINHAS TURMAS DE EJA. PARABÉNS1!

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