Como término da disciplina cada grupo desenvolveu uma atividade prática que foi aplicada no Parque Atrhur Thomas-Londrina-PR
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Vídeo feito durante a visita ao parque:
http://www.youtube.com/watch?v=PMRr5hFLqxY
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Maria Eleni Curti
Rosa Yano
1. CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
- Noções sobre meio ambiente;
- Educar sobre a proteção do meio ambiente;
- Discutir e trocar idéias com os colegas sobre o tema Meio Ambiente.
2. OBJETIVO:
- Identificar algumas representações de meio ambiente construídas pelas pessoas, através de um jogo;
- Elaborar conceitos sobre o tema;
- Discutir as possibilidades do jogo como atividade educativa que pode superar a fragmentação e linearidade das disciplinas; Relacionar conteúdos/competências que possam ser trabalhadas com este jogo.
- Explorar diversos recursos interativos, refletir sobre o seu uso educacional.
3. PÚBLICO ALVO:
Estudantes de ensino fundamental
4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA ATIVIDADE – COMO JOGAR:
- O jogo pode ser realizado em grupos de cinco a seis pessoas;
- Jogar o dado;
- Avançar o número de casas de acordo com o dado;
- Se parar em uma casa vermelha deverá fazer alguma tarefa para melhorar o meio ambiente. Elas podem adiantar ou atrasar no jogo.
- Ganha quem chegar ao final primeiro.
5. RECURSOS DIDÁTICOS:
Cartolina, Colorset, cola, papel sulfite, tesoura.
6. HABILIDADES TRABALHADAS:
· Entender e ampliar fundamentos e conceitos;
· Desenvolver a criatividade e a responsabilidade;
· Saber conviver em grupo respeitando as identidades e as diferenças;
· Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
· Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;
· Adquirir, organizar, avaliar e transmitir informações.
· Companheirismo, respeito e ajuda mútua.
7. RESULTADOS ESPERADOS.
Ao final do trabalho espera-se que os alunos compreendam o conceito ambiental e a conseqüente queda na qualidade de vida, implicações decorrentes da adoção de diferentes concepções de meio ambiente, A formação da consciência na ação-reflexão dos atores sociais que, através das suas práticas e em interação com seus semelhantes, transformam a natureza pelo trabalho e são transformados por ele, assim fazendo a história de forma participativa, consciente.
Atividade 2-Oficina de materiais com sucata
Público alvo: todos
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Atividade 3-Descobrindo as palavras
Objetivos: Descobrir a palavra escondida de acordo com as dicas.
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Atividade 4-Atividade com folhas
ELIANA SARTORI DA SILVA
QUEILA M. LAUTENSCHLAGER SPOLADORE
Tema: Ecossistemas Brasileiros
Público: 5ª série do ensino fundamental.
RECONHECENDO SUA FOLHA
a) Empatia
b) Aproximadamente 25 minutos
c) De observação ativa
d) Qualquer lugar e horário.
e) 7 anos em diante.
f) Folhas de árvores ou plantas menores.
Apresentação
Todos os elementos existentes no meio ambiente são importantes e merecedores de respeito. Cada um deles possui uma função dentro do sistema e é de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio.
Cada folha tem características e funções próprias, embora seja semelhante às outras existentes na árvore e que seu conjunto constitua um único ser.
Objetivos
Demonstrar a singularidade dos elementos da natureza
Realçar a importância de todos os elementos componentes do ambiente.
Procedimentos
1. Dispostos em círculo, cada participante do grupo recebe e analisa os detalhes de uma folha.
2. Após 3 minutos aproximadamente, apresenta sua folha para o companheiro da direita e vice-versa.
3. Terminadas as apresentações, as folhas são reunidas no centro do grupo.
4. Cada participante deve localizar a folha recebida no início da atividade.
Conclusão
Com esta atividade os alunos reconheceram que assim como na região em que moram existem diversos tipos de árvores, no Brasil existe também grande variedade de ecossistemas.
Também podemos verificar que a vegetação atual do Brasil não é a mesma vegetação de anos atrás (vegetação original).
Conceitos:
1) Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados. A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.
2) Biosfera: Chama-se biosfera a região de nosso planeta onde habitam todos os seres vivos. Nela, a vida é permanentemente possível. Essa parte da Terra é o espaço que vai desde a altitude de
3) Ecossistemas:Uma parte da biosfera que pode ser estudada de modo isolado recebe o nome de ecossistema. São exemplos de ecossistemas uma floresta, um lago ou um pântano tomado em sua totalidade. Ou seja, o ecossistema é um conjunto que compreende os seres vivos, o meio ambiente onde vivem e as relações que esses seres mantêm entre si e com o meio.
ECOSSITEMAS BRASILEIROS.
O Brasil tem pelo menos nove tipos de vegetação que caracterizam os ecossistemas mostrados no mapa abaixo, de acordo com sua localização territorial.
São eles:
- Floresta Amazônica
- Zona dos Cocais
- Caatinga
- Cerrados
- Pantanal
- Mata Atlântica
- Manguezais e restingas
- Pampas
- Mata de Araucárias
A Amazônia
A Floresta Amazônica ocupa a Região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional. É a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido. Esta possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas e ocorrem na por quase toda a Amazônia central. Os campos de Roraima ocorrem sobre solos pobres no extremo setentrional da bacia do Rio Branco.
O Semi-árido (Caatinga)
A área nuclear do Semi-Árido compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais, ocupando cerca de 11% do território nacional. Seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do Semi-árido, a Caatinga. As áreas mais elevadas sujeitas a secas menos intensas, localizadas mais próximas do litoral, são chamadas de Agreste. A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como Meio-norte ou Zona dos cocais. Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo.
O Cerrado
O Cerrado ocupa a região do Planalto Central brasileiro. A área nuclear contínua do Cerrado corresponde a cerca de 22% do território nacional, sendo que há grandes manchas desta fisionomia na Amazônia e algumas menores na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu clima é particularmente marcante, apresentando duas estações bem definidas. O Cerrado apresenta fisionomias variadas, indo desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa a cerradão, uma formação arbórea densa. Esta região é permeada por matas ciliares e veredas, que acompanham os cursos d'água.
A Mata Atlântica
A Mata Atlântica, incluindo as florestas estacionais semideciduais, originalmente foi a floresta com a maior extensão latitudinal do planeta, indo de cerca de
O Pantanal Mato-Grossense
O Pantanal mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta e que ocupa 1,8% do território nacional. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, cobertos de diferentes fisionomias devido a variedade de micro relevos e regimes de inundação. Como área transicional entre Cerrado e Amazônia, o Pantanal ostenta um mosaico de ecossistemas terrestres com afinidades, sobretudo com o Cerrado.
Outras Formações
Os Campos do Sul (Pampas)
No clima temperado do extremo sul do país desenvolvem-se os campos do sul ou pampas, que já representaram 2,4% da cobertura vegetal do país. Os terrenos planos das planícies e planaltos gaúchos e as coxilhas, de relevo suave-ondulado, são colonizados por espécies pioneiras campestres que formam uma vegetação tipo savana abertos. Há ainda áreas de florestas estacionais e de campos de cobertura gramíneo-lenhosa.
A Mata de Araucárias (Região dos Pinheirais)
No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná, Araucária angustifólia, que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. As florestas variam em densidade arbórea e altura da vegetação e podem ser classificados de acordo com aspectos de solo, como aluviais, ao longo dos rios, submontanas, que já inexistem, e montanas, que dominavam a paisagem. A vegetação aberta dos campos gramíneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econômico a Mata de Araucária vêm sofrendo forte pressão de desmatamento.
Ecossistemas costeiros e insulares
Os ecossistemas costeiros geralmente estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas, que pode ocorrer desde a forma rastejante até a forma arbórea. Os manguezais e os campos salinos de origem fluvio-marinha desenvolvem-se sobre solos salinos. No terreno plano arenoso ou lamacento da Plataforma Continental desenvolvem-se os ecossistemas bênticos. Na zona das marés destacam-se as praias e os rochedos, estes colonizados por algas. As ilhas e os recifes constituem-se acidentes geográficos marcantes da paisagem superficial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/.Acessado em 13 de maio de 2009.
http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acessado em 14 de maio de 2009.
ALMEIDA, Lucia Marina; Rigolin Tércio Barbosa, Geografia, série Novo Ensino Médio, 2 ed. 2005, Ed.Ática, São Paulo.
Universidade Livre do Meio Ambiente. Curso Atividades Ecológicas. Curitiba, Paraná.
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Atividade 5- Mímica
IMAGEM E AÇÃO ECOLÓGICO
Por: Carla Machado e Marcela Pereira
Regras do jogo
Número de participantes: indeterminado. Os participantes serão divididos em grupos.
Faixa etária: a partir da 5 série
Elementos do jogo: fichas confeccionadas em papel cartão ou cartolina nas cores verde com frases positivas para ser representadas ou fichas vermelhas com ações negativas – as frases deverão ter cunho ecológico para atingir os objetivos do jogo.
Objetivos: Trazer frases ecológicas para serem representadas através de mímica ou desenho; mostrar através do lúdico aos alunos que nossas ações podem ser positivas ou negativas ao meio ambiente.
Instruções: Dividir os participantes
Variação: com participantes menores, ao invés da mímica, pode-se usar somente desenho em papel ou no quadro.
Sugestão de frases:
1. vou para o supermercado e levo minha sacola ecológica
2. planto uma árvore na mata ciliar
3. separo o lixo para reciclagem
4. vou de bicicleta para o trabalho
5. não jogo óleo usado na pia da cozinha
6. com a água da máquina de lavar, lavo o quintal
7. papel usado vira rascunho
8. eu uso pilha recarregável
9. escovo os dentes com a torneira aberta
10. “varro” a calçada com a mangueira
11. jogo lixo nas calçadas
12. escovo os dentes com a torneira fechada
13. jogo lixo pela janela do carro
14. recolho o cocô do meu cachorro
15. não recolho o cocô do meu cachorro
16. não reciclo
17. jogo óleo usado na pia da cozinha
18. queimo folhas e lixo recolhidos no quintal ou jardim
19. levo minhas lâmpadas fluorescentes para a reciclagem
20. jogo minhas lâmpadas fluorescentes no lixo
21. tomo banho com duração de mais de 10 minutos
22. não tomo banho com duração de mais de 10 minutos
23. coloco em um saco as folhas e lixo recolhidos no quintal ou jardim
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Atividade 6-Trilha no parque
CONTAR HISTÓRIAS
1- Público-Alvo: crianças e adolescentes.
2- Objetivos:
- desenvolver a participação grupal;
- adquirir hábitos de relações interpessoais;
- desinibir e desbloquear;
- desenvolver a comunicação verbal.
3- Material: não é necessário.
4- Desenvolvimento da atividade:
- todos os participantes estão sentados em forma circular;
- o animador convida um dos participantes para que comece contando uma história inventada na hora, dando somente a primeira frase;
- continuando, cada participante deve acrescentar uma frase;
- cabe ao animador incentivar os participantes para que a história tenha continuidade, como se fosse uma mesma pessoa que contasse a história.
RESPONDENDO COM PERGUNTA.
1. Público-alvo: todos
2. Objetivos:
- desenvolver a participação grupal;
- adquirir hábitos de relações interpessoais;
- desinibir e desbloquear;
- desenvolver a comunicação verbal.
3. Material: não é necessário
4- Desenvolvimento da atividade:
- todos os participantes estão sentados em forma circular;
- o animador convida um dos participantes para que comece fazendo uma pergunta inventada na hora;
- continuando, cada participante deve responder com outra pergunta;
- a temática pode ser livre ou com abrangência específica.
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Atividade 7- Teatro de fantoches
Atividade 8: Trilha no papel
Objetivos: Percorrer um trajeto com uma dada temática e ir aprendendo conceitos, ações...Público -Alvo: variado (depende dos conceitos abordados)
Passo-a-passo:
Traça-se no papel ou no chão uma linha aleatória que pode ser subdividida em grandes partes; numera-se, ou coloca-se letras em cada parte; cada parte deve possuir uma informação ilustrativa e escrita sobre o tema a ser trabalhado (perguntas, charadas, tarefas...). O jogador avança as casas à medida em que um dado é jogado, devendo-se atentar para as tarefas pedidas. Ganha quem chegar primeiro no final da trilha.
Exemplo:
2) Elabore fichas com as informações;
3) O grupo ou grupos (depende do número de pessoas) que chegar primeiro ao local final ganhará o prêmio;
4) Dependendo do público alvo a atividade pode sofrer variações, podendo utilizar bússolas, trena, gps...
*Fichas:
Ponto 1: saída- auditório de Educação Ambiental:
O próximo ponto está no final desta rua indo em direção ao lago. Localize no mapa o ponto correto. Vamos apostar uma corrida até lá?!
Ponto 2: Deste ponto podemos observar o lago. Este lago é natural ou antropizado (feito pelo homem)?Ganha a dica seguinte quem souber o nome do rio que forma o lago.
Dica: Siga à direita até a ponte que possui uma placa constatando o nome do córrego.
Ponto 3: Se olharmos á esquerda encontraremos uma barragem do outro lado mais adiante ?O que existe? Alguém sabe? Vamos seguir a trilha e descobrir o que existe?
*Na cachoeira: Vamos ver quem faz a melhor foto (ou desenho)?Quem fizer ganha a próxima dica.
Dica: Volte ao ponto 3 e perpasse a ponte. No final dela teremos a dica.
Ponto 4: Se andarmos mais ou menos 400 metros ás margens do lago veremos alguns animais. Quais são eles? E se olharmos à esquerda? E a diereita? Qual vegetação fica em evidência?
Agora vamos voltar ao ponto 2.
Ponto 2: Se subirmos a rua até o estacionamento encontraremos os números “1957” . Dentro dele existe algo que vocês deverão cuidar com carinho.
Ponto 14: Jeep contendo mudas de ipês amarelos.
FOTOS DA MAQUETE AMBIENTAL DO INSTITUTO EMATER
CLAUDOMIR ANTONIO DA SILVA
A maquete trabalha a história do Zé e a história do João. A história do Zé evidencia o não envolvimento do mesmo com o rural e, conseqüentemente o êxodo rural e a miséria. A história do João evidencia o envolvimento do mesmo com o rural, com a terra, com o trabalho, com a agricultura familiar, com a inclusão social, com a prosperidade e com a fixação do homem no campo.
Foto da maquete
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POXA QUE LEGAL ADOREI AS SUGESTÕES, VOU ADAPTAR AS MINHAS TURMAS DE EJA. PARABÉNS1!
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